Quando falamos sobre bilinguismo na infância e atividades para Educação Infantil, abre-se um leque de dúvidas: será o bilinguismo favorável/prejudicial ao processo de aquisição do primeiro idioma? É verdade que criança aprende mais rápido os idiomas? A criança vai levar mais tempo para ser alfabetizada, já que está assimilando dois idiomas? O bilinguismo na educação infantil melhora as habilidades cognitivas? Esse processo pode confundir e fazer a criança misturar os dois idiomas?
Vamos tentar neste artigo esclarecer dúvidas e desmistificar muitas das crenças acerca do bilinguismo que nos rodeiam. Além disso, vamos dar dicas de algumas atividades para Educação Infantil, bem como disponibilizar planos de aulas prontos para a educação infantil. Então, vamos começar do começo!
Inglês no Brasil
Vivemos em um país onde apenas 5% da população fala inglês, sendo que desses 5%, apenas 3% têm fluência.
Atualmente, o Brasil encontra-se abaixo da média mundial entre os países falantes do inglês, estando inclusive atrás de todos os países do BRIC (Rússia, Índia e China).
Ainda assim, estamos falando do mesmo país onde os melhores cargos no mercado demandam, além de outras habilidades, inglês fluente. O que tem gerado, nos últimos anos, a consciência crescente da importância do idioma para ascensão no mercado de trabalho.
Com isso em mente, os pais têm matriculado seus filhos cada vez mais cedo em escolas com programas bilíngues, acreditando que se incentivada desde cedo, mais facilmente a criança atingirá a tão sonhada e escassa ‘fluência’ em um outro idioma no Brasil.
Chegamos aqui a um cenário onde o número de escolas que oferecem programas bilíngues disparou e com ele, a quantidade de dúvidas acerca do tema.
O que é mito? O que sabemos? Veremos a seguir as principais dúvidas e questionamentos sobre o bilinguismo na educação infantil e também alguns exemplos de atividades para Educação Infantil.
Verdade ou mito?
Criança aprende mais rápido do que adulto?
SIM.
Durante a última década, o número de estudos sobre a neurociência do cérebro relacionado com a aprendizagem durante os primeiros anos da criança, tem crescido rapidamente. Veja nesse artigo como o cérebro da criança aprende.
Sabemos hoje, através de estudos específicos, que a infância é o momento propício para se aprender um idioma, visto que nesta época (primeiros 6 anos de vida) o desenvolvimento cerebral é mais acelerado.
As oportunidades de aprendizado são maiores durante a infância e em nenhum outro momento da vida serão reproduzidas. Daí a importância das atividades para Educação Infantil. Então, sim. É verdade.
O bilinguismo na educação infantil melhora as habilidades cognitivas?
SIM.
Isso também é uma das vantagens do bilinguismo na educação infantil.
Até meados da década de 1960, pesquisadores apontavam que o bilinguismo traria prejuízos e malefícios em relação ao desenvolvimento cognitivo da criança.
Após 1960, encontramos inúmeros trabalhos favoráveis ao bilinguismo.
Um desses estudos, feito no Canadá pelos psicólogos Elizabeth Peal e Wallace Lambert, da universidade McGill, aponta que indivíduos bilíngues, na verdade, superam monoglotas em 15 testes verbais e não-verbais.
Sabemos hoje que crianças bilíngues têm maior controle de linguagem do que crianças que falam apenas um idioma, pois exercitam o cérebro constantemente no processo automático entre a mudança de uma língua para a outra, dependendo do interlocutor, reafirmando assim, seu maior controle das funções cognitivas. Mais uma verdade para a lista.
A criança bilíngue leva mais tempo para ser alfabetizada?
SIM. Mas calma que já vamos explicar o porquê e como isso não afeta o seu desenvolvimento.
Novos estudos na área indicam que apesar da aquisição de diferentes idiomas ser mais lenta, crianças bilíngues têm uma compreensão metalinguística melhor e mais profunda sobre a estrutura das línguas. Logo, embora o processo seja um pouco lento, isso não quer dizer que a criança esteja confusa, e sim, que há um período de assimilação que logo deixa de existir para dar lugar, inclusive, a vantagens linguísticas.
Aprender um outro idioma confunde a criança?
Não. Temos aqui um mito.
Ao contrário do que pode-se pensar, aprender um (ou mais) idiomas ao mesmo tempo, propicia à criança uma experiência cognitiva riquíssima.
A criança torna-se capaz de organizar significados, regras e estruturas em mais de uma língua. A mistura entre tais línguas, porém, não atrapalha o processo.
A ‘troca’ de palavras que se dá principalmente na fase inicial de aquisição linguística, é extremamente natural e não quer dizer que a criança esteja confusa. Pelo contrário, ela passa a utilizar recursos pragmáticos para se comunicar, fazendo-se entender de uma forma ou de outra, da forma que consegue. Como é de se esperar, à medida em que a criança vai se tornando proficiente, menos ‘recursos’ ela vai utilizar, logo, menos ‘mistura’.
Sabemos porém, que a inserção de palavras de um idioma em outro na comunicação ocorre normalmente entre pessoas bilíngues, independente da faixa etária. Seja como forma de ‘expressar’ algo de uma forma que talvez não tenha tanto peso linguístico em sua própria língua, seja para causar ‘impacto’ ou mesmo por questões de intraduzibilidade, como piadas e etc.
Eu, por exemplo, tendo tido formação bilíngue e tendo ‘usado’ inglês ao decorrer de toda a minha vida, me pego várias vezes parando pra pensar na melhor forma de escrever/expressar algo neste artigo, em minha própria língua. O inglês está aqui. E é muito fácil recorrer a ele. Isn’t that something?
Chegamos ao final de nosso artigo sobre as vantagens do bilinguismo no processo de alfabetização tentando esclarecer e desmistificar, através de pesquisa e dados, algo que ainda hoje é, por vezes, mal compreendido.
Estudos ainda mais conclusivos acerca do bilinguismo na educação infantil estão em processos de desenvolvimento, mas o que sabemos de fato, é que não há desvantagens cognitivas advindas do bilinguismo. A criança bilíngue só tem a ganhar, através do exercício da memória, amplitude de repertório linguístico e estratégias pragmáticas que vai acompanhá-la por toda a vida.
Ainda em se tratando de habilidades, a criança bilíngue amplia seus horizontes através da exposição a uma nova cultura que vem com o idioma. Crianças bilíngues tendem a ser menos preconceituosas, intransigentes e desrespeitosas, pois aprendem a respeitar as diferenças, e não só no idioma, desde cedo.
Aprender um idioma é muito mais do que se vê. Ser bilíngue, além de vantajoso, estimula o pensamento crítico, criatividade, foco e concentração, características importantíssimas para o cidadão do mundo que busca sucesso profissional.
Confira algumas atividades para Educação Infantil
O e-book de Atividades Prontas para Escolas contém 25 atividades prontas para que Professores e Coordenadores possam ajudar alunos e famílias a ampliarem o contato com a língua inglesa em casa. O e-book contempla não só atividades para Educação Infantil, mas como para toda faixa etária, e as atividades estimulam o uso da língua inglesa. Para baixá-lo gratuitamente, clique aqui.
Planos de Aula para Educação Infantil
Em nossa página de materiais gratuitos, temos também um e-book com Planos de Aulas Prontos desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II.
Esse kit reúne 10 planos de aulas prontos para Educadores usarem em suas aulas e ensinarem a língua inglesa para os seus alunos. Com isso, também queremos inspirar e estimular Educadores a serem criadores de seus próprios planos. Para ter acesso a esse kit, basta clicar aqui.
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