Entenda como criar estratégias e atividades que podem alavancar seu negócio e aumentar o faturamento da sua escola.
Apesar de todas as preocupações recorrentes com questões pedagógicas e educacionais, todos sabem que o ponto mais estratégico dentro das empresas é o setor financeiro. Ele requer muita atenção e dedicação, pois é a partir dele que se começa um planejamento. E, dentro das escolas, não seria diferente.
Uma gestão financeira eficiente alavanca os negócios, faz aumentar o faturamento da sua escola e mantém a sustentabilidade da empresa.
E, além disso, ter um bom rendimento financeiro ainda permite que você tenha dinheiro em caixa para investir em ações diferentes dentro da sua instituição. E essa é uma ótima chance para fortalecer ainda mais os projetos educacionais que você tem em vista.
Aumentar o faturamento da sua escola requer organização e planejamento. Através do seu conhecimento de gestão, fica muito mais simples reconhecer e explorar tudo de melhor que sua escola oferece aos alunos. Mas você sabe como criar mecanismos que melhorem os números do seu setor financeiro?
Para que você não tenha mais dúvidas sobre isso, listamos algumas dicas que vão ajudar você a aumentar a renda mensal da sua escola.
Como anda sua gestão financeira?
Seja nos tempos mais difíceis ou nos momentos em que tudo está bem, ter todos os gastos e pendências anotados na ponta da caneta é essencial. E como já falamos, uma boa gestão financeira é essencial para fazer sua escola crescer.
Um bom gestor deve estar sempre no controle sobre os gastos, lucros, prejuízos, contas e também estar sempre atento ao fluxo de caixa da sua escola – entradas e saídas.
E é somente quando você tem conhecimento sobre estes processos, que é possível prever momentos em que será necessário cortar gastos, ou quem sabe até gastar um pouco mais. O controle é a chave que vai permitir que você saiba se pode investir em determinado setor, ou se precisa criar novas alternativas para arrecadar fundos.
Aposte na qualidade para aumentar o faturamento da sua escola
Convenhamos, não adianta ter mil mecanismos de divulgação se sua escola não tem o prestígio e a eficiência necessários. A qualidade da sua empresa deve estar em todos os quesitos: do atendimento à limpeza, do setor pedagógico à estrutura. Tudo deve comunicar ao aluno, e aos pais do aluno, que este espaço tem qualidade e credibilidade para ser o vetor de transformação de uma criança ou adolescente.
O bom atendimento é primordial para o planejamento de gestão organizacional. Uma escola que não dá prioridade à qualidade não consegue prospectar novos alunos e, com isso, gasta muito mais do que o necessário em marketing, por exemplo. Por isso, trabalhar a imagem da sua escola através do que ela é, de fato, é o ponto principal. Existem inclusive indicadores que podem medir o desempenho e a qualidade escolar.
Para isso, mostre seus valores, sua estrutura, a forma como este espaço valoriza as pessoas e tem empatia. Divulgue como seus profissionais são capacitados, que a escola tem uma gestão de tempo eficiente e que ela busca integrar os alunos à realidade do mundo. Melhore a comunicação com a comunidade escolar. Focar no que sua escola faz de melhor é um fator preponderante para o sucesso.
Use boas estratégias de marketing
Fortalecer a imagem da sua empresa é um ótimo passo – e até mesmo um passo essencial – para aumentar o faturamento da sua escola. Enfatize sempre os diferenciais que possui e mostre ao mundo o que você faz de melhor.
O conteúdo que sai da sua escola é o que vai determinar a imagem que as pessoas terão dela. Use sua expertise a seu favor: alimente seus possíveis clientes com conteúdo rico em E-books, informativos, cursos e palestras que atraiam pessoas a sua escola.
Porém, para fazer um bom trabalho e para conquistar pessoas, você precisa conhecer seu público. Estabeleça uma estratégia para conhecer o perfil dos seus alunos, realize pesquisas, conheça os meios de comunicação que eles utilizam e, assim, encontre a melhor forma de manter um relacionamento com eles. Invista em interação com seu público e crie suas estratégias em cima disso.
Depois de prospectar pessoas, é hora de mantê-las através de um bom relacionamento. Para isso, aposte em um sistema de CRM (Customer Relationship Management). O CRM é uma das principais ferramentas de gestão de relacionamento com cliente e garante acesso a informações dos seus alunos; informações centralizadas; menos tempo gasto com organização de planilhas e, ainda, uma fidelização dos clientes por perceberem uma comunicação organizada.
Aproveite bem os espaços inutilizados
O ambiente escolar costuma ser bastante amplo. Então por que não utilizar de outras formas os espaços que não são tão utilizados? Se sua escola tem um bom auditório, seria interessante alugá-lo em horários que os alunos não irão utilizá-lo.
É uma forma de escolas de porte menor – ou até empresas que buscam por espaços para palestras e workshops – terem um espaço confortável e por um bom preço para seus eventos.
Se sua instituição funciona pela manhã, talvez outra empresa precise de um espaço para reuniões ou eventos à tarde ou à noite. Disponibilize a quadra de esportes, o auditório ou outros espaços que você considere útil para eventos e proponha um aluguel. É uma ótima forma de fazer uma renda extra mensal, aumentar o faturamento da sua escola e ainda promover eventos bacanas dentro da escola.
Não quer alugar? Então que tal utilizar o espaço para promover um evento da sua instituição? Festas temáticas, chás, jantares, palestras e outros eventos promovidos pela própria escola e que pode gerar um dinheiro extra no final do mês. Além disso, é uma oportunidade de reforçar seus laços com a comunidade escolar.
Lance bons cursos extras
Por que não utilizar seu espaço de piscina para dar aula de natação? E que tal um curso extra de música? Nos horários em que os alunos não estão em aula, você pode criar cursos que sejam de interesse da comunidade. Pense no ambiente em que a sua escola está inserida e use isso a seu favor.
Você já tem um espaço, só falta um pouco de criatividade para criar algo que gere interesse. Faça uma parceria com os profissionais da sua escola e promova uma divisão de lucros.
Além disso, muitos alunos têm dificuldades nas matérias e nem sempre apresentam um bom rendimento dentro de sala de aula. Então que tal criar cursos de reforço para dicção e oratória, matemática ou línguas? Os cursos extras podem ser uma forma de os alunos terem uma aula semelhante a particular e ainda contarem com um professor que eles já estão acostumados.
Os pais confiam na sua escola. E isso, por si só, já é uma forma de aumentar o faturamento. Não há porque procurar cursos em outros ambientes se, dentro do espaço que eles já conhecem, isso já existe.
Permita formas de pagamento mais vantajosas
Um descontinho sempre cai bem e todo mundo gosta. Muitos pais ou responsáveis podem achar que o valor da mensalidade escolar um tanto quanto salgada. Em certos momentos, isso pode ser um fator decisivo para desistência na hora de fazer a matrícula.
Então que tal oferecer algumas opções de pagamento mais vantajosas para os seus clientes? Oferecer opções com descontos para pagamentos à vista evitam a inadimplência e ainda dão um dinheiro a mais para o seu caixa na hora. Aceitar cheques, boletos e cartões de créditos também pode fazer a diferença na hora de efetivar o negócio. Todo mundo preza pela praticidade, certo?
Crie vantagens no pagamento, descontos exclusivos para clientes que comprarem seus cursos extras e, quem sabe, até ofereça alguns cursos grátis caso seu cliente já seja um conhecido de longa data. Isso renova o relacionamento dele com a marca e você garante que seu cliente carregue a bandeira da sua escola para sempre.
Invista em novidades e melhorias e divulgue-as
Já parou para pensar de que forma sua escola pode melhorar? Melhorar a qualidade do ensino e de tudo que engloba o mundo dos alunos. Pense sobre a estrutura da instituição, os cursos que você oferece, a forma como você se relaciona com os alunos e a comunidade. Como sua escola pode aprimorar estes quesitos? Com você pode transformar a experiência dos seus clientes?
E se você investisse em formas diferentes de ensinar? Novas metodologias que ensinassem, de uma forma diferente e com eficiência comprovada, melhorar a interação com tecnologia e inovação. Proporcionar novas experiências e colocar o aluno como centro do processo é o que todos esperam de uma escola. Confira neste artigo algumas possibilidades de aplicar metodologias ativas na sua escola.
Um dos desafios das instituições educacionais é tornar o aluno um protagonista do próprio aprendizado. A educação no século XXI não está mais focada em fazer uma transmissão de informações. As novas formas de aprender visam um sujeito autônomo e com uma aprendizagem colaborativa, que desenvolva as próprias habilidades e que desempenhe um papel questionador na sociedade.
É muito importante saber como valorizar e investir em novos métodos para seus alunos, pois é isso que vai fazer você diferenciar sua escola das outras. Porém, não esqueça, saber como divulgar o que você faz de melhor é uma necessidade para as empresas que visam um futuro mais lucrativo.
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