Um dos principais quesitos para as famílias que buscam uma boa escola para os seus filhos e filhas consiste na tão falada metodologia de ensino. Afinal, existem vários métodos diferentes que podem ser trabalhados em toda a Educação Básica e fazer a escolha mais apropriada para cada realidade pode ser um verdadeiro desafio.
Por outro lado, as escolas acolhem diariamente alunos e alunas com personalidades diferentes, com suas peculiaridades, habilidades específicas e dificuldades, que se reúnem dentro da sala de aula sob a tutela do professor. Nesse caso, o impasse é lidar com as diversidades e adversidades no mesmo ambiente e obter êxito no processo de ensino-aprendizagem, tanto numa perspectiva individual quanto coletiva.
Se até pouco tempo imperava nas escolas o modelo tradicional, caracterizado por um processo de ensino mais sistemático e engessado, atualmente, observamos a ascensão de abordagens mais relacionadas às necessidades do mundo atual, que está cada vez mais acelerado e tecnológico. Mas, qual a melhor metodologia de ensino? Será que existem metodologias de ensino e aprendizagem capazes de atender plenamente as demandas das gerações atuais?
Neste artigo, vamos nos aprofundar neste assunto e explorar as diferenças entre os métodos passivos, ou tradicionais, e os ativos, que têm revolucionado o ensino mundo afora com abordagens mais modernas e adaptadas à realidade das crianças e jovens da atualidade.
Para começar, conheça a AltSchool em Brooklyn Heights, escola americana que trabalha com metodologias ativas para uma educação inovadora.
Mas afinal, o que é metodologia de ensino?
Antes de tudo, é preciso compreender que a metodologia de ensino é o que promove o devido direcionamento para os planos de ensino de uma escola e orienta a atuação dos professores em sala de aula.
A palavra método vem do grego methodos, que significa “caminho para se atingir um objetivo”. Já a palavra metodologia quer dizer “estudo dos métodos” para alguma finalidade, o que, no meio acadêmico, se difundiu como o campo que estuda as diferentes abordagens a serem adotadas pelos educadores para direcionar o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a metodologia de ensino se trata, basicamente, da trajetória tomada no âmbito escolar para a produção de conhecimento, incluindo todas as ferramentas, técnicas e condutas empregadas pela comunidade escolar no processo educacional. Ou seja, ela envolve todos os aspectos pedagógicos, e leva em conta o que deve ser ensinado, como ensinar, para quem, por quem e para qual fim, com todas as suas fases, premissas e métodos de avaliação.

Por que escolher uma metodologia de ensino?
Ao tomar conhecimento dos fundamentos propostos em diferentes linhas pedagógicas, os familiares conseguem fazer uma escolha mais acertada, de acordo com a missão, visão e valores instituídos pela escola. Esta é uma forma de definir o modo como seus filhos terão acesso aos conteúdos para o seu aprendizado e como eles serão cobrados durante o processo. Assim, a educação no ambiente escolar é pautada nesses princípios, considerados pela gestão como o melhor caminho para o desenvolvimento dos seus aprendizes. E, para os professores, a metodologia de ensino serve como guia, podendo propiciar novos formatos e recursos no processo educacional, sendo uma ferramenta para endossar a sua atuação em sala de aula e prestar os esclarecimentos necessários aos pais dos estudantes. Em tempos de alta conectividade por conta da internet, com transformações profundas na forma como buscamos informações, nos relacionamos, nas perspectivas sociais e políticas, no uso de novas tecnologias, entre outros aspectos do cotidiano, a educação também vem acompanhando essas mudanças e trazendo novos paradigmas. E, cada vez mais, são discutidos nos meios acadêmico e científico os fatores que levam a um aprendizado mais eficiente desde a primeira infância, em que o tradicional ensino unidirecional, baseado no ler e ouvir, dá lugar ao “aprender a aprender”, também associado ao falar e fazer. Ou seja, as propostas mais atuais de ensino encorajam as instituições a transformarem o ambiente escolar num espaço vivo para a aprendizagem.
Tipos de metodologias de ensino
Existem diversos modelos pedagógicos que podem ser aplicados nas escolas. Ao longo do tempo, novas metodologias de ensino foram surgindo a fim de acompanhar as necessidades inerentes a cada época, tanto em relação ao processo formativo quanto às demandas do mercado de trabalho. Hoje em dia, essa variedade de modelos de ensino no âmbito educacional se divide em dois grandes grupos: as metodologias passivas e as metodologias ativas.
As metodologias passivas de ensino consistem nos modelos mais tradicionais, em que os alunos assumem em grande parte a posição de receptores do conhecimento, que, por sua vez, é transmitido pelo professor. A sua principal forma de lecionar é por meio de leituras e aulas expositivas, sendo ainda o formato mais utilizado nas escolas brasileiras.
Já as metodologias ativas vêm com a proposta de transformar a relação entre professor e aluno, na qual ambos se enquadram no mesmo patamar hierárquico. O professor se torna um mediador na construção do conhecimento em sala de aula, e os estudantes passam a participar mais ativamente desse processo, ganhando “voz”, autonomia e posicionamento.
Por conta dessas características, as metodologias ativas geralmente propõem um trabalho interdisciplinar e mais voltado ao uso de recursos tecnológicos, com o propósito de atender aos interesses e motivações dos alunos, bem como promover o desenvolvimento das competências e habilidades exigidas na atualidade.
Há ainda a metodologia de ensino remoto, que ganhou evidência principalmente com o fechamento das escolas no período de isolamento social por conta da pandemia da COVID-19. Já falamos aqui sobre esse assunto e demos algumas dicas sobre como engajar os alunos por meio da aprendizagem colaborativa.
Em outras oportunidades, também abordamos o que são as metodologias ativas de aprendizagem, como aplicá-las e as suas potencialidades. Valem a leitura!
Existe uma metodologia de ensino ideal?
O fato é que não existe um modelo certo ou errado, mas sim aquele que melhor atende a determinados quesitos e as necessidades de cada aprendiz. Isso vai depender dos objetivos de cada instituição no seu processo de ensino-aprendizagem. Cada uma escolhe a metodologia que mais se enquadra nos seus preceitos filosóficos, ponto de vista pedagógico e demandas da comunidade em que está inserida.
Quanto aos familiares e responsáveis dos alunos, para fazer a melhor escolha, eles devem considerar as características de seus filhos, como eles se comportam, de que forma aprendem, se são mais extrovertidos ou introvertidos, se são autodidatas ou não. Cada criança lida de uma forma diferente com a metodologia de ensino da escola.

Por exemplo, algumas exigem maior participação da família na rotina escolar, e os familiares devem estar dispostos a isso. Além disso, a questão dos valores da família deve combinar com o que a escola acredita e põe em prática, o que vai além de uma boa infraestrutura e da formação do corpo docente. Uma educação de qualidade depende de um bom relacionamento entre a família e a escola e, para isso, uma deve acompanhar de perto a atuação da outra para garantir a formação integral da criança.
Os métodos que estimulam a autonomia do aluno, o desenvolvimento do senso crítico e da inteligência socioemocional, a troca de ideias e a “mão na massa” acabam saindo na frente quando o assunto são habilidades e competências para o século XXI. Vale lembrar que os fatores que ditam as novas metodologias de ensino são as mudanças geradas na sociedade por suas necessidades atuais, e isso deve ser levado em conta por toda a comunidade escolar.
Para saber mais, leia o nosso artigo para saber como escolher uma escola para o seu filho(a).
- O que é a Taxonomia de Bloom? - 16 de novembro de 2021
- Mediação no ensino e aprendizagem de línguas - 5 de outubro de 2021
- O que é metodologia de ensino? - 10 de junho de 2021
Boa noite. Gostei muito dessas abordagens sober a metodologia de ensino. Muito rico essa gama de conhecimento que acrescenta muito no nosso aprendizado, Que são ferramentas úteis para o desenvolvimento do processo da aprendizagem.
Com certeza Albertina! 🤩
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo, conte com a gente!
Um abraço,
TEAM You 🧡
Onde consigo os artigos? Preciso p a minha monografia
Olá Sunamita! 😃
Todos os nossos artigos estão disponíveis aqui no nosso blog. Sinta-se à vontade para explorar os nossos conteúdos! http://www.youbilingue.com.br/blog/