Entenda como funciona o bilinguismo na Educação Infantil e conheça o programa focado em inglês para crianças, que está em forte ascensão no Brasil. Confira os dados que evidenciam a escassez desse modelo educacional nas escolas, apesar da crescente procura pelos pais de alunos ainda no início da vida escolar. Escola de inglês ou escola em inglês?
Veja diversas curiosidades sobre o universo bilíngue, focadas no inglês como segunda língua.
Aprendizagem na infância
Não podemos subestimar os pequenos quanto às suas habilidades linguísticas, mesmo nos primeiros dias de vida.
Os recém-nascidos já apresentam a capacidade de discriminar os sons da fala. Com cinco meses de idade, os bebês já são capazes de entender as primeiras palavras. Aos 18 meses, chegam a compreender e produzir em torno de 50 palavras. Com 21 meses, seu vocabulário atinge em torno de 100 palavras.
Após esse período, o desenvolvimento da fala e compreensão são potencializados de tal forma, que se torna praticamente impossível mensurar o número total de palavras reconhecidas pelos pequenos.
É provado que, quanto mais a criança tem oportunidade de se expressar verbalmente e escutar sentenças estruturalmente mais elaboradas, melhor a sua capacidade de compreensão gramatical.
Portanto, as experiências linguísticas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem.
Desenvolvimento cerebral com o bilinguismo
Ellen Bialystok, psicóloga da Universidade York de Toronto, defende que o cérebro dos bilíngues passa por uma melhoria em seu “sistema executivo”. Esse sistema se refere a um conjunto de habilidades mentais capazes de bloquear informações desnecessárias e interfere em tudo o que fazemos, desde uma leitura até dirigir carros. Para se aprofundar mais sobre esse assunto, confira essa matéria.
Dessa forma, as crianças desenvolvem a capacidade de transitar de uma tarefa à outra sem ficarem confusas e alcançam maior flexibilidade mental e fortalecimento cerebral.
“Se você fala dois idiomas, provavelmente não terá demência e será um melhor ‘multitarefas’. Esses fatores são estabelecidos desde cedo e devem nos orientar sobre quando dar lições aos jovens estudantes em outro idioma. Bilinguismo é saudável”.
John McWhorter
Diversos estudos sugerem que os bilíngues utilizam dois canais mentais, um para cada língua, como se fossem duas mentes diferentes. O raciocínio e o comportamento podem mudar de acordo com o idioma. Uma explicação para esse fato é que cada idioma remete aos valores culturais absorvidos durante o seu aprendizado. Assim, o bilinguismo na Educação Infantil desenvolve a criatividade, o raciocínio e a capacidade de concentração.
Segundo a neurocientista norte-americana Laura Ann Petitto, da Gallaudet University, as crianças apresentam uma elevada atividade neurológica ao ouvirem línguas desconhecidas desde o primeiro ano de vida. Ela acredita que o bilinguismo na Educação Infantil mantém a capacidade da criança de entender sons diversos, o que ajuda no aprendizado de outros idiomas para o resto da vida.
Busca pelo ensino bilíngue
Ter o inglês como segunda língua passou de uma tendência a algo essencial, considerando-se os efeitos da globalização. Quanto antes o indivíduo começa a ter contato com um segundo idioma, melhor será a sua absorção, assim como acontece com a nossa língua nativa.
Cientes dessas e outras vantagens, os pais de crianças ainda no início da vida escolar passaram a buscar, cada vez mais, as escolas com programa bilíngue. O anseio em ampliar as oportunidades futuras dos pequenos, fazê-los conhecer novas culturas e conviver com a pluralidade são fatores decisivos para esse investimento.
Com destaque para o sudeste, o número de escolas com esse modelo de ensino cresceu em todas as regiões do Brasil. Em 2017, pelo menos cerca de 10 mil estudantes passaram a ter acesso a programas bilíngues dentro de suas escolas.
Somente no estado de São Paulo, o número de escolas passou de 20 para 100, nos últimos 20 anos. Desse incremento, a maior parte das matrículas é focada na primeira infância (até 4 anos). Segundo especialistas, o crescimento da busca por esses estabelecimentos se deve ao aumento das pesquisas que evidenciam os benefícios do bilinguismo na Educação Infantil.
“Os dados apontam para um caminho aparentemente irreversível: a rápida conquista de espaço, pelas escolas com bilinguismo, no mercado de ensino de idiomas”.
Fernando Rodrigues
(Diretor administrativo da Associação Brasileira do Ensino Bilíngue-Abebi)
Para saber mais sobre como incorporar o bilinguismo em uma instituição de ensino, elencamos Três passos para implementar um programa bilíngue na sua escola.
Língua inglesa no Brasil
Apesar do nítido aumento da procura pelo ensino bilíngue, a Abebi estima que no máximo 3% – equivalente a 1,2 mil – das escolas particulares no País são bilíngues, o que torna esse campo ainda muito fértil para atender à demanda crescente.
É de conhecimento geral que a língua inglesa é a mais difundida no mundo. Porém, o Brasil ainda encontra-se em forte desvantagem quando o assunto é proficiência no inglês.
Segundo levantamento do Conselho Britânico, somente 5% dos brasileiros têm a capacidade de se comunicar em inglês, sendo que, destes, apenas 1% é considerado fluente.
O nosso país está na 53ª posição no índice de proficiência (EPI), dentro do ranking de 88 países. O resultado divulgado pela EF Education First, referente a 2018, confirmou ainda que o Brasil mantém a mesma classificação pelo sexto ano consecutivo, na faixa de baixa proficiência.
Inglês dentro da escola x cursos de idiomas
Ter aulas de inglês, de forma geral, já se tornou comum à maioria dos estudantes, inclusive no ensino público. Mas qual a real diferença entre o ensino bilíngue e os cursos de idiomas?
O foco da aprendizagem em inglês está na conversação, por meio de experiências práticas, debates e atividades colaborativas. Além disso, o ensino bilíngue possui carga horária superior à dos cursos tradicionais, ocasionando uma imersão ainda mais profunda e cada vez mais natural à rotina dos estudantes.
Escrevemos um post em que você poderá saber um pouco mais sobre as vantagens do bilinguismo na Educação Infantil, esclarecer todas as suas dúvidas e desmistificar muitas das crenças acerca do assunto.
O inglês está em todo lugar
“Está para se tornar o idioma universal, vamos encarar… é a língua da internet, é o idioma das finanças, é o idioma do controle de tráfego aéreo, da música popular, diplomacia… o inglês está em todo lugar. Há mais pessoas que falam mandarim no mundo, mas há mais chineses estudando inglês do que falantes de inglês que estudam mandarim.”
John McWhorter
É inegável que a quase todo momento somos influenciados pelos costumes americanos, de alguma forma. E uma das partes mais interessantes em aprender uma nova língua é justamente conseguir assimilar a sua cultura. Para isso de fato ocorrer, é necessário dominar em algum nível o seu respectivo idioma.
Como vimos, as vantagens do bilinguismo na Educação Infantil, tendo o inglês como segunda língua, vão muito além do simples enriquecimento curricular na fase adulta.
Cabe pensarmos no ensino bilíngue não só como um investimento individual ao aluno ou como um passo em direção à melhora do índice de proficiência no Brasil, mas como um meio que abre portas para a informação e cultura, formando cidadãos globais.
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