Alavancados pelo fenômeno da globalização e as facilidades trazidas pela tecnologia, principalmente no que concerne ao acesso às informações e às formas de comunicação, as reflexões e debates sobre a diversidade cultural no mundo têm se tornado cada vez mais presentes. Isso contribui para uma sociedade mais inclusiva, devendo estar presente também no contexto educacional escolar.
Muito se fala sobre a riqueza da diversidade cultural brasileira e da importância de valorizar a diversidade entre as pessoas. E quando o assunto é devidamente abordado na escola, isso representa um passo adiante para a compreensão da nossa identidade e o desenvolvimento saudável do aluno. Mas, o que significa diversidade cultural?
Como diz o próprio termo, a diversidade cultural trata dos diferentes costumes e tradições de um povo, o que pode englobar diversos aspectos, como crenças, costumes, língua e valores, entre outros, que se manifestam por meio da arte, culinária, música, dança, política, etc. Ela representa a pluralidade e o respeito à multiplicidade, assim como o sentimento de pertencimento do indivíduo a um determinado grupo.
A diversidade cultural sempre existiu, mas sua evidência tem aumentado nas escolas por conta do fenômeno migratório que vem ocorrendo nos últimos anos. Neste mundo multicultural, é fundamental que crianças e adolescentes possam experienciar a diversidade fora dos seus ambientes familiares. Assim, se trabalha uma construção social que reconhece e respeita os diferentes valores e princípios, proporcionando uma formação muito mais ampla para o aluno.
A importância de trabalhar com a diversidade cultural
A diversidade cultural no Brasil, um país de dimensões continentais, é bastante presente, e caracteriza-se pela multiplicidade de manifestações culturais. Basta conhecer a história do nosso país para entender a sua riqueza e pluralidade, com a herança dos colonizadores europeus, dos povos indígenas e africanos, da imigração asiática e europeia. Isso tudo resultou em diferentes costumes e tradições que se tornaram predominantes em diferentes regiões. Isso pode ser observado principalmente na culinária, festividades, religiões, crenças e música, entre outras formas de manifestação.
Sob a perspectiva do aluno, é fundamental ter em mente que, quando a criança vai para a escola, essa é também uma forma de desenvolvimento social. Ela tem a oportunidade de interagir e passar por experiências no dia a dia e conviver com pessoas de diferentes etnias, origens e culturas que, muitas vezes, não podem ser vivenciadas com a própria família.
Afinal, neste mundo globalizado, esta é a realidade com que os seres humanos irão se deparar cada vez mais no seu cotidiano: diversos tipos de ser e estar no mundo. E, quando a criança fica limitada ao ambiente familiar, no contato com pessoas que seguem a mesma religião, os mesmos costumes, têm a mesma etnia, sotaque, e outras características iguais ou semelhantes, ela perde a oportunidade de ampliar a sua visão de mundo.
Portanto, a escola que valoriza a diversidade cultural é a que melhor prepara o aluno para a vida real. Conviver com a diversidade desde cedo evita que sejam desenvolvidos preconceitos quando adultos. Daí a importância de trabalhar a diversidade cultural na educação infantil. Isso faz com que a criança enxergue as pessoas no seu âmago, independentemente da cor de pele, do sotaque, valores, símbolos, regras, vestimentas e outras características distintas. Isso é essencial não somente para o desenvolvimento social da criança, mas também o emocional e o intelectual.
Além disso, o contato dos jovens com a diversidade favorece as suas habilidades de comunicação, raciocínio, criatividade e capacidade de resolução de problemas. Eles passam a se adaptar mais facilmente a novas circunstâncias e aprendem a lidar com pontos de vista diferentes.
A diversidade cultural na escola
Ainda que a diversidade cultural seja menos acentuada em determinadas regiões do país, é importante destacar a atuação dos educadores em sala de aula de forma geral. É parte fundamental do desenvolvimento do professor passar por formações para lidar de forma adequada com a diversidade cultural nas escolas, preparando-o para quaisquer circunstâncias durante a sua prática profissional.
No âmbito da diversidade cultural, o papel do educador e da instituição de ensino começa com uma atuação que reduza distanciamentos e busque a extinção do etnocentrismo. Portanto, antes de tudo, é essencial que o professor tenha conhecimento sobre a realidade multicultural existente na sala de aula em que atua, de modo a trabalhar conforme uma concepção crítica da situação.
É fato que a diversidade cultural é um desafio para os educadores, que muitas vezes se veem limitados em relação a ferramentas e métodos pedagógicos utilizados no contexto tradicional escolar. Contudo, esses profissionais devem sempre procurar se reinventar, e trazer soluções e novidades para atender esse público da melhor forma, o que também contribui para a sua formação.
A escola, por sua vez, deve se adaptar ao aluno, organizando-se academicamente em preparação para o acolhimento desse estudante. O aprender no contexto escolar engloba diversos fatores que se correlacionam e, por vezes, se complementam. E a abordagem da diversidade cultural pode estar presente no PPP (Projeto Político-Pedagógico), no Plano de Ensino, nas metodologias de ensino, nos Planos de Aula e também nos diversos recursos didáticos, como os livros.
Nessa dinâmica, vale adotar recursos artísticos como forma de valorização das diversidades culturais, por meio da música, filmes, histórias, pinturas, etc., assim como, utilizar exemplos de diversidades presentes dentro da própria sala de aula. A tecnologia também entra como uma importante aliada nesse processo, principalmente no que concerne ao acesso e à troca de informações, o que amplia a conexão entre as pessoas em todo o mundo, transformando as relações globais e preservando as diferentes culturas.
O desafio da diversidade cultural na educação
A valorização da diversidade cultural está diretamente ligada à promoção da justiça, da democracia e da inclusão, tanto no meio escolar quanto fora dele, além da garantia ao direito de aprendizagem no contexto educacional escolar, pautada em especial na proposta curricular de cada instituição de ensino.
Uma vez que a educação é um direito de todos e um dever da família e do Estado, se faz necessário proporcionar um processo de aprendizagem com potencial educativo capaz de garantir o desenvolvimento integral do educando, favorecendo o exercício da cidadania e a sua qualificação tanto para o mercado de trabalho quanto para o convívio em sociedade.
E isso deve acontecer dentro e fora da escola, a partir das diversas influências culturais que podem ser ofertadas e por meio de oportunidades e experiências no meio em que se vive, inclusive no ambiente familiar.
O grande desafio para as escolas é reconhecer a diversidade cultural como parte inerente da identidade nacional e regional dos alunos. Ela é um elemento essencial para a superação de preconceitos, a valorização das diferenças entre os grupos, a criação de vínculos afetivos e o convívio em sociedade. A escola deve ser o lugar onde se aprende que as regras do espaço permitem a coexistência de todos, baseada na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania, contribuindo para uma cultura de paz.
“Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.”
Competência 6 (Trabalho e Projeto de Vida) da BNCC, 2017.
- Diversidade cultural na escola - 20 de abril de 2022
- A importância de parcerias no ambiente de trabalho escolar - 23 de fevereiro de 2022
- Como acontece a adaptação na Educação Infantil - 28 de julho de 2021
Pingback: Como a aprendizagem de um novo idioma contribui para o desenvolvimento infantil | YOU Bilíngue