Entre as profissões fundamentais para o progresso das nações e do mundo, certamente a de professor tem seu lugar de destaque.
O professor é um dos grandes agentes de transformação da nossa sociedade. É por meio das relações que se estabelecem no espaço escolar — mediadas pelos profissionais da educação — que aprendemos a viver coletivamente, a conhecer e construir culturas possíveis, a desenvolver competências e habilidades essenciais para atuar no mundo em que vivemos, a nos conhecermos e nos reconhecermos nos outros.
Entretanto, ser professor requer muito mais do que aptidão, vontade e um diploma, uma licenciatura. É imprescindível que esse profissional mantenha-se sempre atualizado, conectado com a realidade de um mundo em constante transformação, e disposto não apenas a ensinar, mas a aprender continuamente.
Pensando nisso, organizamos 7 dicas essenciais para os professores do século XXI — sejam eles bilíngues ou não! Esperamos que gostem e, caso tenham outras dicas, compartilhem também conosco!
1 – Invista na sua formação
Professores que atuam em contextos bilíngues precisam de formação específica em duas frentes: proficiência na língua-alvo e formação em Educação (Pedagogia para trabalhar com Educação Infantil e com os anos iniciais do Ensino Fundamental, e Letras para trabalhar com os anos finais). A Licenciatura é uma exigência prevista na lei, mas, além da universidade, existem excelentes cursos de formação continuada para professores, inclusive online. Sites como Udemy, Coursera, EdX, Khan Academy e, é claro, a nossa YOU Academy, são ótimas maneiras de aprofundar conhecimentos e de se manter atualizado.
2- Aposte no vínculo
O vínculo entre professor e aluno é um grande aliado da aprendizagem. Nós, humanos, somos seres sociais; ansiamos por conexão, troca, segurança e por um olhar atento que nos compreenda e valide. É por meio do vínculo, da construção de uma relação afetiva acolhedora entre educador e educando, que as crianças, adolescentes e até mesmo os adultos se sentem seguros para explorar, descobrir, tentar, errar e, assim, desenvolver todo o seu potencial.
3- Esteja aberto a mudanças
O mundo está cada vez mais complexo e existe até um termo próprio para tentar explicá-lo: VUCA (em inglês) ou VICA (em português). A sigla significa que hoje vivemos uma realidade Volátil, Incerta, Complexa e Ambígua. E em um mundo que se transforma a cada momento, talvez a principal competência a ser desenvolvida pelo professor seja a adaptabilidade. Acompanhar tendências, estar aberto a mudanças e adaptar-se a novos cenários são os grandes diferenciais dos bons profissionais.
4- Prepare sua aula
Essa é uma dica simples, mas que faz toda a diferença para uma boa aula. Por mais experiência que o professor possa ter, o planejamento e a preparação da aula são fundamentais. É no planejamento que o professor busca responder a algumas perguntas, como: o que eu quero que meu aluno aprenda com este conteúdo? Para que ele precisa aprender isso? O que ele vai fazer com este aprendizado? Quais são os objetivos que desejo alcançar? De que forma consigo avaliar a aprendizagem? E é durante a preparação da aula que o professor consegue personalizar o planejamento, definindo quais estratégias utilizar com suas diferentes turmas e pensar em como atender às diferentes necessidades de aprendizagem de seus diferentes alunos.
5- Aprenda a se autoavaliar
Se você fosse um aluno, o que acharia da sua aula? Você costuma se fazer essa pergunta? Aprender a se autoavaliar é fundamental para todo professor que deseja aprimorar suas práticas e dar uma aula cada vez melhor. A partir do momento em que você se predispõe a refletir sobre as suas práticas e ações, sua atenção se volta para perceber acertos, erros, esforços e resultados. E quanto mais frequente for essa reflexão, mais rápida e eficiente será a mudança de rota e, consequentemente, melhores os resultados!
6- Prepare o espaço físico com intencionalidade!
A sala de aula não é simplesmente um local físico onde as aulas acontecem. É necessário pensar no ambiente como um terceiro educador, como um espaço pedagógico planejado de forma a criar o maior número possível de oportunidades de aprendizagem. Isso inclui pensar de maneira intencional na disposição das carteiras, dos objetos e recursos; na segurança e autonomia dos alunos e no seu acesso aos materiais.
7- Crie o hábito de registrar!
Sempre que uma prática, um resultado, uma situação de aprendizagem chamar sua atenção, registre. Ao documentar uma prática de sala de aula (de forma escrita, ou trazendo evidências da produção dos alunos, como fotografias, vídeos, áudios, desenhos, etc.), o professor tem a chance de observar de forma mais objetiva o que seus alunos estão dizendo, fazendo e produzindo, evidenciando o modo como constroem conhecimento e tangibilizando a aprendizagem — o que é fundamental, principalmente em contextos bilíngues. Além disso, o registro também ajuda na autoavaliação. Ele dá elementos para que o professor possa pensar sobre sua prática, ajuda a conhecer a turma, entender o que ela precisa e o porquê de algumas atividades não terem dado certo, indicando caminhos para aperfeiçoamento!
- Reunião pedagógica: formativa ou informativa? - 2 de novembro de 2021
- Plano de aula como aliado no dia a dia do professor bilíngue - 29 de abril de 2021
- Novas diretrizes da Educação Bilíngue no Brasil: o que muda com a nova regulamentação? - 27 de janeiro de 2021
Pingback: Por que o planejamento escolar é importante? | YOU Bilingual Education